Mas São Paulo é boa mesmo para curtir as “comidinhas”, vale a pena ir ao Mercado Municipal no Centro para comer o tradicional lanche de mortadela ou o pastel de bacalhau (de quebra você curte os lindos vitrais e a arquitetura do prédio).
Os pastéis tipicamente paulistas também são verdadeiras maravilhas há em vários lugares, mas os melhores são os de feira especialmente os da Feira do Pacaembu na Praça Charles Miller em frente ao Estádio todas as terças e quintas.
Lá está a Barraca da Maria (Fechou) eleito o melhor pastel de São Paulo. Ah! E não se esqueça do caldo de cana!
Algumas delas ficam 24 horas abertas. E são ótimas opções para se alimentar depois da balada.
A Bella Paulista fica pertinho do Metrô Consolação e permanece aberta 24h, para quem se hospedar nos Jardins há várias opções: a Mundo dos Pães que é super tradicional, a Galeria dos Pães, a Santa Etienne que também possui uma filial na Vila Madalena , aliás na “Vila” têm várias, mas uma que fica aberta 24h é a Villa Grano.
Na região do Ibirapuera e Moema também há várias como a Empório Moema. E no Centro há a Padaria Santa Tereza, fundada desde 1872, fica atrás da Catedral da Sé (recomendo a coxa-creme de lá, é sensacional).
Há também as pizzas de balcão que são vendidas em padarias e lanchonetes mas eu recomendo que você vá a um local especializado, lá elas são mais caprichadas e há mais variedades, como por exemplo no O Pedaço da Pizza que possui várias filiais inclusive nos Jardins e na badalada Rua Augusta muitas abertas até a madrugada.
A vantagem da pizza de balcão é que você compra por fatia, você pede quantas quiser e dos sabores que você quiser.
Outra atração gastronômica de São Paulo são as comidas de boteco, são deliciosos tira-gostos vendidos em bares geralmente bem tradicionais.
São pasteizinhos, bolinhos, croquetes, coxinhas… com os mais variados recheios: carne seca, bacalhau, camarão, carne, frango, vegetais…, ou até mesmo iscas ou fatias de carnes variadas preparadas de maneira muito especial.
Tudo muito bem temperado. Há bons botecos espalhados por toda a cidade, veja aqui algumas dicas.
photo credit: Bryan