Como acontece no mundo todo, o café inspirou revoluções, polemicas, paixões e divórcios. Se diz que em Buenos Aires, nalguma época existiu um café em cada esquina da cidade e que nos bairros as noites se desenvolviam pulando entre um e outro bar. Buenos Aires foi uma cidade com tempo demais, que permitira solucionar todos os problemas do mundo numa mesa de café.
Nas mesas, uma xícara de café pode se estender indefinidamente no tempo, assim como a nostalgia que viaja na fumaça dos cigarros. Os bares salvam os segredos dos primeiros tangos e a cultura nacional; um mito vivente das costumes populares dos portenhos. Conversas infinitas, poetas com insônia, negócios, discussões, política e leituras insuspeitadas.
Imagem: en.wikipedia.org
Alguns cafés são uma cápsula do tempo, resgatando a beleza e decoração da “Belle Époque” da cidade, ensinando os delicados “vitraux” e ornamentações. Os bares portenhos continuam sendo os lugares ideais onde sempre terá garantido um orador “ad honorem”, um grupo de pessoas dispostas ouvir as mais diversas historias ou os sempre pressentes debates políticos.
O primeiro café de Buenos Aires foi aberto no ano 1799 com o nome de “Café de lós Catalanes” (1799 – 1873). Desde os finais da década dos anos 20´ os cafés portenhos foram cenários exclusivos para conferencias literárias. Após aquela década, a literatura cedeu seu espaço para o famoso ritmo do 2 x 4 do Tango, que transladou o ritmo do bairros para os bares do centro da cidade.
Imagem: www.cafedelosangelitos.com
Também o teatro fundou seu cenário social nos cafés de Buenos Aires, misturando a comedia, drama, boemia e tragédia com o Tango e a Milonga. Sendo que os cafés se converteram na tela dos protagonistas do cinema argentino, artistas e escritores reconhecidos.
Na atualidade, a modernidade prejudica a conservação destes espaços históricos. Ainda assim um grande número de bares permanece com suas portas abertas, testemunhos da história duma cidade que continua escrevendo a sua história, culturalmente inquieta e revolucionária.
As evidências do passado ainda permanecem, o aspecto áustero, com poucos objetos, espelhos marcados pelo tempo e as angústias, fotos de Carlos Gardel ou algum cartel da Época Dourada do Cinema Argentino são alguns dos tesouros mágicos que estes cafés possuem.
Imagem: www.cafedelosangelitos.com
Os Bares Notáveis (Los Bares Notables)
Estes Bares Notáveis são 57 bares localizados na Cidade Autônoma de Buenos Aires que tem a característica de ser representativos da cultura e história da cidade. Todos estes foram reconhecidos como “Patrimônio Cultural da Cidade de Buenos Aires” pela vinculação com a história viva dos portenhos, ser testemunhas de fatos históricos e relevantes da cultura do país e pelo desenho arquitetônico exclusivo.
Café Tortoni, Las Violetas, Café de los Angelitos, La Biela, El Gato Negro, La Ideal, La Giralda, etc; são alguns destas joias que as ruas de Buenos Aires oferecem.
Imagem: www.cafedelosangelitos.com
Nesta oportunidade, falaremos do Café de los Angelitos.
Esse mítico café inaugurado em 1890 com o nome de Bar Rivadavia pelo italiano Bautisto Fazio tornou-se o ponto de reunião de “compadritos” e malandras no fim do século IXX. Com instalações precárias e chão de terra, o lugar foi cenário dos duelos verbais dos “payadores” Gabino Ezeiza, Higuito Cazon e Jose Betinotti.
Imagem: clubdetango.com.ar
Falar de Rivadavia e Rincón é falar de uma esquina de tango, é falar do “Café de los Angelitos”, de manhã, ao meio-dia, à tarde e à noite, do café mais tradicional de Buenos Aires.
De segunda a segunda, esse emblemático lugar de encontro de destacadas figuras nacionais da cultura, a política, o esporte e a arte tem o orgulho de abrir suas portas para receber aos novos visitantes.
Com uma série de 350 fotografias, especialmente selecionadas em suas paredes, um palco que durante o dia permite descobrir a sonoridade do bandoneón ao vivo, e com uma decoração sóbria e elegante, este lugar vai fazer entrar no clima os visitantes com o ambiente do século XX.
Imagem: www.cafedelosangelitos.com
Na atualidade neste café pode-se desfrutar de excelentes shows de tango, milongas, exposições fotográficas e artísticas.
Mergulhando no site de internet, pode-se conhecer como fazer uma reserva para uma cena show, como chegar à galeria de arte, etc.
Café de los Angelitos, mais uma luz brilhante da história viva da cidade de Buenos Aires.
Localização: Av. Rivadavia 2100.
Bairro: Balvanera
Horarios: 07:00h às 24:00h
Telefone: (54 11) 4952 2320
Site: www.cafedelosangelitos.com
Imagem : www.cafedelosangelitos.com