Se há algo tipicamente lisboeta e que ainda funciona como antigamente, são os eléctricos e os ascensores da capital.
Os eléctricos (bondes em português brasileiro) são um meio de transporte diferente dos habituais autocarros (ônibus) e são utilizados praticamente por turistas ou por habitantes do centro histórico, pois são os únicos que conseguem passar nas ruelas mais estreitas da cidade e, acima de tudo, manter o aspecto tipicamente lisboeta.
O eléctrico é uma espécie daqueles “trams” que existem noutras cidades da europa mas, muito mais antigos. São amarelos, o interior é em madeira, e são manobrados mesmo à moda antiga.
Sem dúvida que, se vier a Lisboa, vale a pena fazer uma viagem de eléctrico e de ascensor.
Os ascensores (funiculares) são muito parecidos aos eléctricos, no entanto, ao passo que os eléctricos fazem percursos mais longos, os ascensores têm como principal função, levar os lisboetas ao cimo de algumas das colinas da capital.
São percursos mais pequenos, mas muito interessantes e, principalmente, que nos dão a conhecer o mais íntimo da cidade. São classificados como monumentos nacionais, desde 2002.
Mais especificamente, aconselho…
Electrico 28
Faz um percurso altamente turístico, com início do Martim Moniz e término nos Prazeres.
Passa pelos principais sítios do centro da cidade, na maioria dos miradouros, na Sé de Lisboa e muito próximo do Castelo (o motorista costuma avisar qual a paragem em que deve sair se quiser ir ao Castelo – mas convém pedir quando entrar).
(Vídeo feito por um turista aquando a sua visita a Lisboa, sobre o E28)
Ascensor da Glória
Faz o percurso dos Restauradores até São Pedro de Alcântara, onde o miradouro para o Castelo e para a baixa da cidade são o ex-libris!
ubindo o ascensor da Glória, chega a um sítio bem no coração de Lisboa, muito perto do Príncipe Real e com bons restaurantes para almoçar ou jantar.
Ascensor da Bica
Este ascensor é muito perto de um dos miradouros mais refugiados de Lisboa mas, ao mesmo tempo com uma das vistas mais fantásticas sobre o Tejo: Miradouro de Santa Catarina ou Miradouro do Adamastor.
Descendo o ascensor da Bica vai dar ao largo do calhariz, que fica próximo do Cais do Sodré.
Elevador de Santa Justa
Não é Ascensor nem Eléctrico mas, é o elevador “mais famoso” da cidade e também propriedade da Carris (empresa de transportes públicos).
A vista é fantástica, para o Castelo e para as ruelas da cidade (ponto de visita obrigatório) e ao subir, fica mesmo às portas do Largo do Carmo (quem tem boas casas de chá e pastelarias!)
Complemente a sua visita a Lisboa com estes pedaços de tradição! É algo que dá perfeitamente para fazer e enriquece o passeio.
Boa viagem!