Existe um bairro que, apesar do passar do tempo, continua tendo aquela essência da sua fundação. O bairro inglês de Caballito, no coração portenho, foi de fato um bairro de ingleses. Foi fundado pelos diretores da primeira linha de ferrovias da Argentina, a Companhia Ferrocarril Oeste.
imagem: fotolog.com
O bairro foi um empreendimento levado a frente pelo Banco El Hogar Argentino e fica delimitado pelas ruas Valle (ao norte), Del Barco Centenera (leste), Emilio Mitre (oeste) e Av. Pedro Goyena (sul).
O imigração inglesa em Buenos Aires foi a responsável pelo desenvolvimento das grandes indústrias do século XVIII. Naqueles anos, estes britânicos que chegavam aos portos portenhos para trabalhar no Rio da Prata, traziam com eles uma cultura diferente à local. Foi assim que surgiram algumas particularidades que até hoje podem se conhecer.
Imagem: skyscrapercity.com
Duzentos anos depois, todas as linhas de Trens e as linhas do Metrô continuam circulando conforme o padrão inglês, pela esquerda. Nas publicidades da televisão e da rádio, a língua inglesa ainda continua sendo um recurso muito utilizado.
Os esportes típicos dos britânicos como o Jóquei, Rugby, Tênis, Pólo ou Futebol chegaram com eles e tiveram grande aceitação pela população local, sendo o Rugby e o Futebol aqueles que despertaram maior paixão.
Imagem: Mapa de Buenos Aires – Bairro de Caballito
Aquela fórmula social britânica que exigia para seus compatriotas morar juntos, foi a responsável pelo nascimento desta área tão particular de Buenos Aires. Estes habitantes britano-argentinos possuíam suas próprias escolas e clubes. Sendo o reconhecido Clube Ferrocarril Oeste um grande time de futebol da história e o representante atual do bairro na segunda divisão do futebol argentino.
Imagem: Club Escudo Ferro Carril Oeste
As ruas são pequenas e ainda muitas destas conservam os paralepipedos originais. As edificações dos prédios respeitam as linhas britânicas arquitetônicas, estilos Tudos ou Georgian do século XVIII, podem ser reconhecidos. Muitas destas construções foram projetadas pelos engenheiros Pedro Vinent, o arquiteto Eduardo Lanus, Coni Molina e Bilbao la Vieja.
O Governo da Cidade de Buenos Aires declarou esta zona como “Área de Proteção Histórica”. Este bairro respira tranquilidade e paz, um Oásis diferencial do stress típico dos bairros do centro.
O interessante deste bairro é sua vigência e supervivência dos investimentos imobiliários que atualmente ameaçam o patrimônio arquitetônico de Buenos Aires. Ainda os prédios originais respeitam uma linha de continuidade que permite contemplar uma verdadeira postal.
Imagem: skyscrapercity.com