Menu

 

Select Location

Livorno, 10 coisas que voce nao pode deixar de fazer

  • wink4
  • 71d1349268715-livorno1
  • 80d1349268715-livorno10
  • 81d1349268715-livorno11
  • 72d1349268715-livorno2

Livorno è uma daquelas cidades que quanto mais voce conhece, mais gosta!

Bastante conhecida como uma das ‘portas de entrada’ da Toscana, devido ao enorme porto – que recebe quase 1 milhao de passageiros todos os anos, è uma cidade plena de pontos turisticos – que infelizmente nao recebe a devida atençao que merece!

Pensando nisso montei um roteiro com 10 coisas que voce nao pode absolutamente deixar de conhecer quando estiver em Livorno:

1 – CAMINHAR AO LONGO DA COSTA ADMIRANDO O AZUL DO MAR TIRRENO

Ir a Livorno e nao conhecer o mar è como ir a Pisa e nao conhecer a torre pendente!!! Sao quilometros de caminhada no chamado ‘lungomare’. Para quem desce na Estaçao Centrale de Livorno, pegar o onibus numero 1 e descer no Largo Bellavista e de là inicar o percurso atè a Rotonda de Ardenza – pouco mais de 3 quilometros de contato com o mar:

http://maps.google.it/maps?um=1&hl=i…-8&sa=N&tab=il

2 – ANDAR PELO BAIRRO VENEZIA E ADMIRAR A FORTEZZA VECCHIA

Assim como a serenissima, Livorno è dotada de diversos canais que conferem à cidade um clima super romantico. O ponto màximo è a grande fortaleza construida no ano de 1521 e que foi quase totalmente destruida nas grandes guerras – porém ainda è possivel ver todo o seu explendor.


Fortezza Vecchia


Visao de um dos canais

3 – VISITAR O SANTUARIO DE MONTENERO

Independente da religiao ou credo, vale a pena conhecer o Santuàrio della Madonna di Montenero – padroeira de toda a regiao Toscana. O santuàrio fica no alto de uma colina e de là temos a possibilidade de ver toda a cidade de Livorno.


Vista da cidade de Livorno com o mar Tirreno ao fundo


Visao do altar

Para chegar no santuàrio, pegar o onibus na frente da estaçao de trem de Livorno.

4 – SABOREAR O CACCIUCCO

O rei da cozinha livornese è o Cacciucco – espécie de sopa a base de pesce, moluscos, frutos do mar, tomate e pao – simplesmente um dos pratos mais deliciosos da cozinha mediterranea.

5 – FAZER COMPRAS NA VIA GRANDE

A principal rua de Livorno chama-se Via Grande . Ela começa em frente ao mar e termina na Piazza della Repubblica. Là estao reunidas as melhores lojas da cidade – aproveite para tomar um café ou experimentar um ‘gelato’ em frente à igreja.


6 – VISITAR O MUSEU DE HISTORIA NATURAL DO MEDITERRANEO

Embora tenha perdido grande parte do seu material na 2ª guerra mundial, ainda abriga uma vastissima coleçao de objetos da regiao mediterranea. O museu è dividido em diversos departamentos (Sala do Mar, Sala do Homem, etc). Com um ùnico bilhete è possivel visitar também o Horto Botanico e o Planetàrio.

Nao deixem de ir atè Sala Mare – aposto que também ficarao boquiabertos com o esqueleto de baleia em tamanho natural. E tirem muitas fotos, pois là è permitido!!!

O museu fica na Via Roma, 234 e custam parcos 3 euros – entao nao tem desculpa 

7 – ASSISTIR UMA PARTIDA DO LIVORNO

Uma das paixoes do povo livornese è o ‘calcio’ e nada como acompanhar uma partida do Livorno no Estàdio Armando Picchi. A cidade pàra toda vez que tem jogo, com sorte voce poderà aproveitar para acompanhar o time que atualmente està na série B do campeonato italiano.


Escudo do time do Livorno

8 – PEDIR UM 5 & 5 NAS PROXIMIDADES DO MERCADO PUBLICO CENTRAL

Um dos pontos turisticos de Livorno è o seu mercado central, chamado de Mercato delle Vettovaglie – que todos os dias atrai milhares de pessoas loucas pelos peixes frescos que sao vendidos ali. Mas nem sò de peixe vive o livornese: assim como o cacciucco, outra tradiçao è o “5 e 5″ – pao redondo recheado de torta di ceci (torta de grao de bico).

Mas porque se chama 5 e 5? Porque na época da guerra, o prezo do pao custava 5 liras, assim como a torta de ceci. Entao a frase tipica de um cliente que queria comprar ambos era: “Gostaria de 5 de torta e 5 de pao”. Nao demorou muito para transformar-se em “Quero 5 e 5″…


5 e 5


Mercado Central de Livorno

9 – NO VERAO COMPARECER NO MAIOR EVENTO DA CIDADE – O ‘EFFETTO VENEZIA’

Nos primeiros dias de agosto, o bairro Venezia se enche de cor e brilho – centenas de barracas, mostras e show ao vivo transformam a cidade – mais de 200 mil visitantes todos os anos.

10 – SE PERDER NAS RUAS DE LIVORNO

Prestar atençao dos pequenos detalhes, observar a vida dos moradores, entrar num café ou atè mesmo sentar num banco da praça – fecho este post com esta dica: misture-se junto com o povo, deixe as horas passarem, perambulando sem destino – essa è a melhor forma de absorver a cultura de um lugar…

Place Categories: Pontos turísticos

Related Listing

Trackbacks For This Post

  1. […] nas grandes guerras mas ainda tem torre e muros conservados. Mais fotos e informações no link Livorno, 10 coisas que você não pode deixar de fazer. Existe também um serviço de city-tour no […]

3 reviews

  1. ataufer@hotmail.com, 16/04/2012 3:13 pm business - Livorno, 10 coisas que voce nao pode deixar de fazer

    Adorei o post Fábio!!! Parabéns!!!!

       -   Log in to reply
  2. ataufer@hotmail.com, 16/04/2012 3:13 pm business - Livorno, 10 coisas que voce nao pode deixar de fazer

    Fiz tudo, menos provar o 5 & 5… acho que preciso voltar!!!!

       -   Log in to reply
  3. Lu Conti, 20/07/2012 3:14 pm business - Livorno, 10 coisas que voce nao pode deixar de fazer

    Oi Fábio, tudo bem?
    Você acha que consigo “conhecer” Livorno em 1 dia?
    Tem algum restaurante pra me indicar (bom e barato)?
    Obrigada!
    Abraços,
    Lu

       -   Log in to reply
  4. Pisa e Lucca | Monolito Nimbus, 07/11/2014 7:20 am business - Livorno, 10 coisas que voce nao pode deixar de fazer

    […] nas grandes guerras mas ainda tem torre e muros conservados. Mais fotos e informações no link Livorno, 10 coisas que você não pode deixar de fazer. Existe também um serviço de city-tour no […]

       -   Log in to reply

Place Your Review

You must be logged in to post a review.

Report this?

Send To Friend

Captcha Verification
captcha image

Send Enquiry

Captcha Verification
captcha image

Claim Listing

What is the claim proccess?

Captcha Verification
captcha image

Sobre

A nossa missão é ajudar viajantes de língua portuguesa a planejarem as suas viagens selecionando as melhores dicas por quem mora nos seus destinos, com especial atenção as dicas para evitar armadilhas para turistas e segurança.

Dani Ler mais

Contato