Menu

 

Select Location

Como chegar a Turim de trem, carro ou avião

207d1349268798t-porta-nova2

O transporte para se chegar a Turim mais indicado é o trem.

A principal estação de trem é a Porta Nova, onde uma grande reforma foi feita e se pode achar ótimas lojas e uma ótima cafeteria chamada Vatta bem à direita da entrada principal com excelentes Muffins e sanduíches.

Os locais para estacionar não são fáceis de achar e custam pelo menos 1 euro a hora, isto se encontrar uma vaga na rua em local de estacionamento a pagamento, veja a foto acima (tipo o nosso Zona Azul).

Existe também exatamente na frente da estação Porta Nova um estacionamento subterrâneo bem grande e outro nas imediações da Estação Porta Susa mas deixar o carro o dia todo custa bastante. os estacionamentos privados são ainda mais caros.

O menos pior é ver hotel com uma tarifa conveniada de estacionamento mas em média vai pagar 15 euros por dia.

O carro é imprescindível apenas quando se quer explorar as pequenas cidades, o que vale muito a pena. Mas o mesmo se dá na Toscana ou na Costa Amalfitana.

O aluguel é sempre mais caro que quando se viaja para os Estados Unidos e costuma ser bem mais vantajoso alugar ainda no Brasil. Se for pedir um navegador, o que recomendo muito, pois apesar de custar te faz economizar muito tempo.

Não esqueça de confirmar se o navegador tem os países onde você pretende ir pois uma vez um casal de amigos pegou o carro em Milão e devolveu em Cannes mais o susto foi ver que o navegador tinha só o mapa da Itália!

Voltando aos trens, os de alta velocidade são chamados Freccia Rossa ou Freccia Argento e fazem percursos a 300 Km/h.

Os de média velocidade são os Intercity e Eurocity e os regionais são os tradicionais pinga pinga. Lógico que o preço depende da velocidade.

Nos trens rápidos acho bobagem comprar bilhetes de primeira classe. A segunda classe é ótima e limpa. Nos trens mais antigos nem sempre é assim. Mas esta dica vale para toda Itália.

Para se ter idéia de preços o trecho Turim-Milão custa 11 euros no regional e leva 1:55 h. no de alta velocidade se paga 32,00 e leva 1:10 h.

Caso você não vá fazer excursões tipo 10 cidades em 5 dias, dê sempre uma olhada com carinho nas tarifas do trenitalia pois pode ser que valha muito mais a pena comprar os bilhetes on line e à medida que se vai cumprindo etapas de viagem, assim não fica amarrado com um roteiro, porém quanto antes comprar melhor a oportunidade de descontos que fazem tua viagem ficar mais em conta que um Europass.

O Europass te deixa despreocupado porém os gastos muitas vezes surpreendem pois além da taxa de reserva ( vale a pena reservar o assento mesmo quando não obrigatório pois o risco de ficar em pé por uma viagem de horas não é tão pequeno, especialmente no verão) tem o suplemento para trens mais velozes que as vezes supera 50 euros para um trecho e acaba estragando seu orçamento.

O Aeroporto de Turim conhecido como Caselle porque na verdade não fica na cidade de Turim é bem moderno e pequeno. Gosto muito de usar este Aeroporto especialmente saindo dele para outros destinos porque os check in são sempre tranquilos.

Se você chegar de avião neste Aeroporto que dista 16 km do centro de Turim pode pegar um trem a 140 mts da saída do aeroporto que passa a cada meia hora (último trem do aeroporto para Turim às 21:45hs.

No trajeto contrário, indo para o Aeroporto , último às 23:08) e ir até a estação Dora que dura 20 minutos. O preço é de 3,70 euros. Existe um ônibus chamado Dorafly que sai desta estação distante do centro e te leva para uma estação de metrô e ao centro de Turim. Com o ingresso do trem este ônibus já está incluso.

Pode também pegar um ônibus shuttle da empresa Sadem que vai a Porta Susa ou Porta Nova,que leva 45 a 50 minutos.

Dependendo do horário este ônibus faz mais duas paradas no trajeto. A vantagem em relação ao trem é que se seu hotel ficar perto da Porta Nova ou Porta Susa, você carrega sua mala apenas uma vez, o que ajuda muito.

O bilhete se compra na Informação turística do Aeroporto, na máquina automática que fica no andar de Chegadas do Aeroporto ou direto no ônibus antes de embarcar. Custa 6,50 euros + 0,50 que você paga ao embarcar no ônibus. Veja na foto que a parada deste ônibus é em frente a saída da área de Arrivi (Chegadas). O aeroporto é pequeno e não tem como errar.

Mais informações no Site do Aeroporto de Turim que tem uma opção em Inglês se quiser.

Se chegar pelo Aeroporto de Milão Malpensa tem um ônibus direto para a estação Porta Susa de Turim, o que é bastante cômodo para quem carrega malas.

Pois a estação de trem tem ainda que pegar um transporte. Neste caso tem venda on line dos bilhetes de ônibus, veja no lado esquerdo do site escrito Prenota On Line.

Blog

Seus comentários

You must be Logado para inserir uma avaliação.

Sobre

A nossa missão é ajudar viajantes de língua portuguesa a planejarem as suas viagens selecionando as melhores dicas por quem mora no seu destinos com especial atenção as dicas para evitar armadilhas para turistas e segurança.

Dani Ler mais

Contato