Belo Horizonte


Sempre têm quem reclame que Belo Horizonte não tem muitas opções de lazer e cultura quanto cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, realmente nossas opções são mais limitadas, mas são igualmente interessantes e as várias atrações tem um dedinho do Niemeyer , sim o arquiteto centenário, que escolheu Belo Horizonte para presentear com muitas de suas obras que ultrapassaram a função arquitetônica e se tornaram verdadeiros pontos turísticos da capital.

Um roteiro turístico e artístico muito legal e alternativo para curtir em Belo Horizonte é o Circuito Niemeyer, formado pelas várias obras espalhadas pela cidade.

A região da Pampulha é a mais privilegiada, contendo várias obras muito perto uma da outra.

Começando pela Igrejinha da Pampulha, na orla da lagoa. Abre de terça a sábado, às 17h e aos domingos de 12h às 17h.

Ela é revestida com azulejos pintados por Cândido Portinari (grande nome da pintura brasileira) e os jardins foram projetados por Burle Marx.

Seguindo passeio, aproveite a proximidade para conhecer o Iate Tênis Clube e a Casa do Baile, ambos super moderninhos, bem ao estilo Niemeyer.

Lugares famosos pelas festas e pelos espaços de discussão sobre arte e arquitetura. Pra fechar o passeio, vale uma passadinha no Museu de Arte Moderna, o MAM.

A Pampulha é um lugar perfeito para um passeio com a família no fim de semana, caminhar pela orla da lagoa e conhecer as obras do Niemeyer, que deixam a região ainda mais agradável.

Dando continuidade ao Circuito, outra obra mais recente é o projeto da Cidade Administrativa Tancredo Neves. Antigamente instaladas na Praça da Liberdade, as sedes administrativas foram transferidas para um novo endereço mais moderno e longe do movimento do Centro da cidade, como o Edifício Niemeyer, cartão postal de Belo Horizonte e a Biblioteca Pública Estadual, que fica bem próximo da Praça da Liberdade.

Entre uma obra e outra, vale indicar uma parada para um lanchinho. Tenho certeza de eu será um passeio inesquecível!

Crédito das Imagens:Ludmila Tavares (Flickr)Lucas (swperman – Flickr)