Barcelona


Quando o verão vem despontando em Barcelona é notável a mudança não só da temperatura como também do clima – nessa caso no sentido metafórico – da cidade e das pessoas.

Por um lado, como acontece nas principais cidades da Europa, as ruas se entopem de turistas, chegando a dar uma sensação de sufoco, e o centro histórico e as atrações turísticas ficam quase invisitáveis para uma pessoa impaciente.

No entanto, por outro lado, a cidade ganha uma energia incomparável a outras épocas do ano. O sol só se vai perto das 22h da noite, o calor convida a uma tapa com cerveja gelada em qualquer esquina da cidade, os bares levam suas mesas para as calçadas (as famosas “terrazas”), e diversas atividades são realizadas ao ar livre, como projeções de filmes, shows, festas de bairro, etc.

Ou seja, pra quem prefere uma cidade mais tranquila, com menos gente nas ruas e menos filas para as atrações turísticas, o outono ou o inverno são mais recomendáveis. No entanto, quem busca efervescência, calor, grande oferta de atividades ao ar livre, festas, e, claro, praia, o verão é “a pedida”.

Deixo aqui algumas recomendações do que fazer na cidade durante esse momento tão caloroso de Barcelona.

Se preparem para o calor. A temperatura pode chegar a 35ºC e, com a umidade, a sensação termica pode ser ainda maior.

Praia

praia-barceloneta

Passar uma tarde na praia é algo que não pode faltar em um roteiro de Barcelona durante o verão. Ainda que não sejam lindos e paradisíacos, os 4km de praia atendem bem a demanda da cidade, com espaços para fazer esporte, malhar, jogar volei, beber uma cerveja ou comer algo nos restaurante e “chiringuitos” (bares das praias) ou simplesmente relaxar e curtir o sol e o mar do mediterrâneo.

A praia da Barceloneta, por ser a mais próxima do centro, é a mais requisitada para os dias de verão. Para quem deseja fugir dos turistas, recomendo praias um pouquinho mais afastadas, mas que podem ser visitadas com uma boa caminhada, como Nova Icária e Bogatell (já falei um pouquinho das praias no artigo As praias de Barcelona).

É comum o uso de topless, de forma natural e sem qualquer pudor. Existem, inclusive, alguns trechos entre as praias mais próximas da cidade (incluindo Barceloneta) que são nudistas.

Festas

festa-barcelona

Ainda que haja festa durante todo o ano em Barcelona, é no verão que elas “bombam”. Afinal, aumenta o número de pessoas nas ruas, de turistas em busca de festas, e o próprio clima quente convida a todos a passar mais tempo fora de casa.

Noite de São João

No dia 23 de Junho acontece a famosa “Nit de Sant Joan”, abertura oficial do verão. Sempre comparo esta festa ao reveillon do Brasil. Nessa noite as pessoas costumam ir para as praias, fazerem fogueiras e soltarem fogos de artifícios.

Atividades ao ar livre

No verão, a agenda de atividades de Barcelona acontece praticamente nas ruas, parques e praias da cidade. Fiquem ligados nas programções de shows, festivais e festas em dois bons sites para isso: For Free (atividades gratuitas) e Butxaca (agenda diária).

Destaco algumas delas:

  • Cinema a la Fresca: no castelo de Montjuïc, que já falei aqui no blog;
  • Festival Sonar: de música eletrônica e que acontece entre 18 e 20 de Junho. Há também o Piknic Electronik, que acontece cada domingo, de 01 de Junho a 14 de Setembro nos jardins do Castelo de Montjuïc;
  • Festival Cruïlla: um festival de música bem eclético que receberá, neste ano de 2015, grupos como O Rappa e o filho do Bob Marley, Damian ‘Jr. Gong’ Marley (10 a 12 de Julho no Parc del Forum);
  • Festas “majores”: são as principais festas do ano de cada bairro e sempre acontecem nas ruas, com atividades diversas, como shows, oficinas, decorações das ruas, vermuts, almoços e jantares. Destaque para a Festa Major de Gràcia e Festa Major de Sants;
  • Pôr do sol: uma boa pedida para ver o pôr do sol com linda vista da cidade é ir ao bar La Caseta del Migdia. Localizado no “Mirador del Migdia”, em Montjuïc, o bar oferece uma programação de shows, como rumba, bossa nova, flamenco, etc. e atrai bastante gente no verão.

Bebida

orxata

Uma das famosas bebidas do verão é a Orxata de Xufa (Horchata de chufa). Refrescante e energética, a bebida é feita com água, açúcar e as chufas, pequenos tubérculos cujo cultivo remete à época da civilização egípcia. Vale a pena provar! Alguns lugares em que pode encontrar boa orxata: El Tio Che, em Poblenou, La Sirvent, em Sant Antoni e Bodevici, em Gràcia.

 

Photo credits
Praia Barceloneta: Sergi Larripa
Festa Major de Gràcia: Jorge Pindorama
Orxata: Núria